SISTEMA DIGESTÓRIO DOS MAMÍFEROS

Sistema Digestório dos mamiferos- Resumo O sistema digestório dos mamíferos é um dos sistemas digestivos mais complexos e intrigantes da cadeia animal. Muitas dúvidas e tema de trabalhos escolares o sistema digestório dos mamíferos é estudado há muitos anos e muitos detalhes serão explicados e apresentados a você nesse resumo. 
SISTEMA DIGESTÓRIO DOS MAMÍFEROS

O sistema digestório dos mamíferos ao contrário dos répteis é completo, sendo formado por dentes que tem parte importante na digestão, seguido por um longo tubo, que se ramifica em diversas estruturas que auxiliam na digestão, terminando no ânus. A digestão nos mamíferos se dá de forma diferente, a qual está relacionada com seus hábitos alimentares. 

Nesse quesito os mamíferos se dividem em carnívoros, onívoros e herbívoros. Os carnívoros são os animais que se alimentam especialmente da proteína contida na carne, como lobos, leões e tigres, por exemplo, seu aparelho digestivo é mais simples, pois as proteínas, lipídios e sais minerais que se encontram na carne não precisam de uma digestão especializada. 

Já os onívoros que são animais que comem diferentes substâncias como os macacos, ursos, entre outros animais que se alimentam tanto de plantas como de carne possuem um sistema digestório mais complexo formado pelo estômago, o qual é um saco de paredes musculosas e com glândulas produtoras de acidade clorídrico e enzimas, as quais tem o papel de digerir o alimento sem prejudicar o estômago. 

No entanto os animais que comem somente plantas, conhecidos como herbívoros, entre eles coelhos, vacas e cervos, tem um sistema digestório bem mais complexo, tendo um intestino maior, pois a digestão dos vegetais é mais difícil, sendo assim ele necessita da ajuda de bactérias que os auxiliam na digestão. 
SISTEMA DIGESTÓRIO DOS MAMÍFEROS
No caso dos ruminantes como as vagas e cavalos seu estômago possui diversas alas responsáveis pela digestão entre elas o rúmen, retículo, omaso e abomaso. No rúmen se encontram as bactérias capazes de fermentar a celulose, durante o processo o bolo alimentar é regurgitado regularmente pela boca, onde o animal mastiga demoradamente até que essa parte seja digerida. 

Esse bolo alimentar é enviado para o retículo, o qual também é rico em bactérias fermentativas, tornando mais fácil sua digestão. Posteriormente a pasta que sobra vai para o omaso, na qual se encontra uma maior quantidade de bactérias fermentativas devido à reabsorção de água. E o compartimento final é o abomaso, o qual tem o papel de secretar ácidos e proteases que completam a digestão. Esse complexo sistema permite que esses animais ingiram maiores quantidades de alimento rapidamente, para que possam permanecer mais tempo no tubo digestivo e a partir daí ser digerido. 
SISTEMA DIGESTÓRIO DOS MAMÍFEROS
Já os herbívoros não ruminantes como coelhos e lebres contém sua própria flora fermentativa em seu ceco, o qual se abre no intestino grosso. No entanto por isso a absorção de nutrientes digeridos pelos micro-organismos não é muito eficaz, por isso que para compensar isso muitos desses animais ingerem as próprias fezes para que os nutrientes sejam absorvidos.


Veja Também:

GOSTOU DA MATÉRIA? INSCREVA SEU E-MAIL PARA RECEBER ATUALIZAÇÕES DE:
SISTEMA DIGESTÓRIO DOS MAMÍFEROS


DicasComo®

PRINCIPAIS DÚVIDAS:
sistemadigestóriodosmamíferos, sistema digestivo dos mamíferos, sistema digestivo mamíferos 2013- trabalho escolar

336x280 fim do texto

O que você achou dessa matéria? Comente!

DicasComo 2013®