NOMES DOS DEUSES DA MITOLOGIA GREGA

A mitologia grega é riquíssima em mitos e lendas, entre elas as lendas dos  deuses gregos que são conhecidos em todo o mundo. Confira seus nomes e características.
A mitologia grega, como muitos sabem, provém da imaginação fértil do povo grego, que criou diversos personagens e figuras mitológicas, com o objetivo de explicar os fenômenos que eles não conseguiam compreender. 

NOMES DOS DEUSES DA MITOLOGIA GREGA

Eles creditavam a cada fenômeno e acontecimento importante a um deus, a quem os gregos veneravam como verdadeiras entidades, dando oferendas como agradecimento pelos seus feitos e também para não levantar sua ira. Pra vocês terem ideia cada cidade grega possuía um deus protetor.


Os deuses gregos apesar de serem imorais possuíam características e comportamento muito parecidos com os humanos. Demonstrando maldade, bondade, egoísmo, fraqueza, força, vingança, amor, inveja, entre muitas outras. Segundo os gregos os deuses viviam no Monte Olimpo, de onde observavam a vida dos humanos e conviviam entre si.


Cada deus representava forças da natureza ou sentimentos humanos, tendo cada qual sua função e importância. Confira abaixo os principais deuses da mitologia grega.

Cronos – deus do tempo, pai de Zeus. Com medo de ser destronado ele comia todos os filhos, menos Zeus que foi protegido pela mãe, quando cresceu como vingança ele tomou o lugar do pai e assim se tornou o senhor do céu e divindade suprema.


Zeus – conhecido como pai dos deuses, o deus com autoridade sobre todos os outros deuses e o mundo, controlador dos fenômenos atmosféricos. Tinha como função zelar pela ordem e harmonia de tudo.


Hera – esposa e também irmã de Zeus, deusa do casamento e do nascimento, reinava ao lado de seu marido, sendo extremamente ciumenta, era conhecida por aplicar castigos severos a mortais que tinham relacionamento com Zeus.


Poseidon – irmão de Zeus, deus que controlava os mares e oceanos, sua figura é representada por um homem com barba, portando um tridente.


Hades – também irmão de Zeus, deus dos mortos e do mundo inferior, para onde se dirigiam as almas dos mortos, sendo que os bons eram recompensados e os maus punidos.

Afrodite – deusa da beleza, do amor e da fertilidade, conhecida por ter diversos amantes tanto deuses quanto mortais.


Eros – filho de Afrodite, deus do amor e da paixão, é conhecido através da lenda de Eros e Psiqué.

Apolo – deus do Sol, da poesia, música, artes, beleza masculina e da profecia.

Ares – deus da guerra.


Atena – deusa da prudência e da sabedoria, segundo a lenda ela teria saído adulta de dentro da cabeça de Zeus.

Ártemis – deusa da caça, castidade, animais selvagens e luz.

Dionísio – deus das festas, do vinho e prazer.

NOMES DOS DEUSES DA MITOLOGIA GREGA
Hermes – deus dos comerciantes, viajantes e diplomatas e mensageiro dos deuses.

Deméter – deusa da colheita e agricultura.

Hefesto – deus dos metais, da metalurgia e do fogo. Responsável por forjar todas as armaduras e armas dos outros deuses.



GOSTOU DA MATÉRIA? INSCREVA SEU E-MAIL PARA RECEBER ATUALIZAÇÕES DE:
NOMES DOS DEUSES DA MITOLOGIA GREGA


DicasComo®

PRINCIPAIS DÚVIDAS:
nome dos deuses da mitologia grega, deuses mitologia grega 2013, nome de deusesdamitologiagrega

336x280 fim do texto

O que você achou dessa matéria? Comente!

DicasComo 2013®