IGPM REAJUSTE DO ALUGUEL 2013

O IGPM realizou um reajuste de aluguel neste ano de 2013 que não agradou em nada os inquilinos de imóveis espalhados por todo o Brasil. Foram nada menos que 7,82% a mais do valor do ano passado, sendo o maior índice desde 2010.
IGPM REAJUSTE DO ALUGUEL 2013

Como muitos sabem o IGP-M é um cálculo realizado pela Fundação Carlos Chagas criado para realizar correções em títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e Depósitos Bancários, porém hoje ele é usado apenas para fazer reajustes das contas de energia elétrica e contratos de aluguel.


O IGP-M é baseado no Índice de Preços por Atacado (IPA) que corresponde a 60%, no Índice de Preços ao Consumidor (IPC), correspondendo a 30% e no Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) que corresponde a 10%. O motivo para o aumento ser mais alto do que o esperado esse ano foi a alta dos preços dos produtos agropecuários no mercado internacional, a desvalorização do real e o crescimento do valor dos imóveis.


Dessa forma os inquilinos que tem seu contrato vencido neste ano terão que pagar mais se quiserem continuar com o aluguel. Isso tem causado grande descontentamento, afinal para muitos é uma grande injustiça, já que o salário não aumentou em nada e com certeza ficará difícil pagar o valor acrescido no aluguel.


Uma saída é conversar com o dono do imóvel assim que for renovar o contrato e entrar em um acordo para que o aumento seja menor que o índice. Se o inquilino é responsável e paga tudo em dia, nada proíbe o dono negociar o aumento, assim dessa forma os dois saíram ganhando.


Para quem não sabe os contratos de locação em geral duram 30 meses, que são contados a partir da data de assinatura. Os inquilinos notarão o reajuste no mês de aniversário da assinatura. É também de responsabilidade da imobiliária que realiza o aluguem ou o próprio dono do imóvel informar o novo valor que será cobrado ao inquilino. Os dados são enviados através da correspondência.


Para quem está preocupado com isso, também há uma notícia boa, segundo o coordenador do Índice Geral de Preços da FGV ao longo do ano o IGP-M não vai aumentar tanto e a tendência é que no ano que vem, o próximo reajuste compense o aumento desse ano.

Acesse e confira.

Assim se você paga aluguel não se esqueça de ficar atento ao vencimento de seu contrato podendo contestar o reajuste e entrar em um acordo com a imobiliária ou o proprietário do imóvel.

 

IGPM REAJUSTE DO ALUGUEL 2013

Se você quiser conferir mais informações e dados da tabela do IGP-M acesse o site oficial da FGV na página [http://portalibre.fgv.br/], lá você encontrará todos os detalhes sobre o IGP. 




GOSTOU DA MATÉRIA? INSCREVA SEU E-MAIL PARA RECEBER ATUALIZAÇÕES DE:
IGPM REAJUSTE DO ALUGUEL 2013


DicasComo®

PRINCIPAIS DÚVIDAS:
igpm reajuste do aluguel 2013, tabela reajuste igpm 2013, tabela reajuste aluguel 2013- IGPM2013

336x280 fim do texto

O que você achou dessa matéria? Comente!

DicasComo 2013®