CONSCIÊNCIA NEGRA- TRABALHO ESCOLAR

Ao fazer um trabalho sobre a Consciência Negra, devemos tomar conhecimento da escravidão no Brasil e a luta dos negros para obter a tão sonhada liberdade, confira essas e outras informações a seguir.
CONSCIÊNCIA NEGRA- TRABALHO ESCOLAR
A Consciência Negra é celebrada no dia 20 de novembro, o qual é comemorado desde 1960, mas só foi estabelecido pelo projeto de lei 10.639 em 9 de janeiro de 2003. Esse dia foi escolhido, pois foi em 20 de novembro de 1695 que morreu Zumbi, um escravo líder do Quilombo dos Palmares, que lutou pela liberdade de seu povo até sua morte.

A escravidão no Brasil teve início em 1594 se estendendo até 1888. Durante esse período cerca de 3 milhões de africanos foram brutalmente enviados ao Brasil pelos mercadores de escravos, tratados pior que animais, como se fossem uma mercadoria, com o intuito de servirem os senhores de escravos, donos de fazendas, trabalhado na lavoura e na casa de seus senhores, sofrendo todo tipo de maus tratos, os quais muitas vezes podiam levar à morte.


A maioria dos escravos vieram de Angola e Moçambique, países, que na época eram colônias portuguesas a África. Devido à vida dura e injusta que levavam muitos escravos fugiam ou morriam tentando, os que conseguiam formavam quilombos, comunidades de escravos que viviam escondidos e que lutavam contra a discriminação. 
CONSCIÊNCIA NEGRA- TRABALHO ESCOLAR
Zumbi foi um desses escravos que por sua inteligência e capacidade de estratégia sobressaiu-se sobre os outros, lutando pela liberdade. Mas ele foi capturado e assassinado, como dissemos anteriormente, se torando uma importante figura na luta contra a escravidão.

Mas a abolição da escravatura veio quase 200 anos depois, em 1888 quando a princesa Isabel, filha de D. Pedro II assinou a lei Áurea, a qual deu liberdade a todos os negros. 

Mesmo com a escravidão sendo abolida, as marcas de mais de 300 anos de desigualdade étnica pesou sobre a sociedade, se encontrando presente até os dias de hoje, em que ainda há pessoas que conservam o preconceito.


Por isso a criação do Dia da Consciência Negra foi tão importante, pois serve para nos conscientizarmos e refletirmos sobre a importância da cultura e do povo africano na cultura brasileira. Afinal aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos tiveram origem nos africanos. 

Geralmente é realizada no Brasil a semana da Consciência Negra, feita por entidades como o Movimento Negro, que organizam palestrar e eventos educativos, visando especialmente às crianças, dessa forma evitando o autopreconceito, pois muitos se sentem inferiorizados perante a sociedade ou até mesmo nutrem raiva dos descendentes de europeus.

CONSCIÊNCIA NEGRA- TRABALHO ESCOLAR
Assim é importante que as escolas incentivem a celebração dessa data, mostrando que independente da cor da pele, todos somos iguais, e temos direito a trabalhar, estudar e a agirmos como cidadãos de uma mesma sociedade.

Veja também outros temas para trabalho escolar. Você pode precisar depois…



GOSTOU DA MATÉRIA? INSCREVA SEU E-MAIL PARA RECEBER ATUALIZAÇÕES DE:
CONSCIÊNCIA NEGRA- TRABALHO ESCOLAR


DicasComo®

PRINCIPAIS DÚVIDAS:
consciência negra trabalho escolar- trabalho escolar da consciência negra

336x280 fim do texto

O que você achou dessa matéria? Comente!

DicasComo 2013®