BIOGRAFIA DE ZUMBI DOS PALMARES- RESUMO

A Biografia de Zumbi dos Palmares é uma das mais procuradas e uma das mais bonitas biografias da história do mundo. Zumbi dos Palmares teve grande importância na luta contra a escravidão, se tornando um símbolo de resistência, confira um resumo de sua biografia, a seguir.
BIOGRAFIA DE ZUMBI DOS PALMARES- RESUMO

Zumbi nasceu em Alagoas no ano de 1655 em um dos mocambos do quilombo dos Palmares. Seu nome vem do quimbundo “nzumbi” que significa “duende”, no entanto no Brasil a tradução é dada como “fantasma”. Quando tinha 7 anos ele foi capturado por soltados e entregue ao Padre António de Melo que fica encarregado de sua educação.


O garoto aprende com facilidade a língua portuguesa e latim, mostrando sua grande inteligência, provocando admiração por parte do padre que tinha prazer em lhe ensinar. Quando tinha 12 anos ajudava o padre na celebração da missa, porém insatisfeito, querendo voltar para seu povo, aos 15 anos ele foge para o quilombo dos Palmares, adotando o nome de Zumbi. Lá ele é reconhecido por suas habilidades marciais e com apenas 20 anos em 1675 já é um respeitável estrategista militar a habilidoso guerreiro.


Ele demonstrou isso quando o quilombo foi atacado por soldados portugueses, e Zumbi atuou na defesa, obtendo sucesso, fazendo os portugueses baterem em retirada para o Recife.

Três anos depois o governador da Província de Pernambuco tenta um acordo com o líder do quilombo Ganga Zumba, prometendo libertar os quilombolas se eles parassem com a revolução, no entanto Zumbi não aceita o acordo, pois não achava justo eles serem livres enquanto os demais escravos continuavam na mesma situação.


Mais tarde com 25 anos de idade em 1680, Zumbi se torna o líder do quilombo, segundo alguns historiadores os aliados de Zumbi envenenaram Ganga Zumba para que ele se tornasse o novo líder.


Então Zumbi continua na resistência contra as tropas do governo, durante sua liderança a comunidade quilombola cresceu muito e se fortalecia cada vez mais. Sendo que eles não precisavam de outras maneiras de subsistência, já que produziam tudo o que precisavam. Dessa forma o quilombo dos Palmares obteve várias vitórias, graças às estratégias inteligentes de organização, coragem e conhecimentos militares de Zumbi.

BIOGRAFIA DE ZUMBI DOS PALMARES- RESUMO
No entanto em 1694 ocorreu um ataque ao quilombo, por parte do bandeirante Domingos Jorge Velho que acabou destruindo Macaco, a sede do quilombo. Durante a batalha Zumbi mesmo ferido consegue fugir, mas passado um ano ele é apunhalado por um antigo companheiro que o delatou se juntando ao capitão Furtado de Mendonça.

BIOGRAFIA DE ZUMBI DOS PALMARES- RESUMO
Zumbi então é entregue às tropas, sendo degolado em 20 de novembro de 1965, aos 40 anos de idade, sua cabeça chegou a ser exposta em uma praça pública de Recife. Devido à sua grande importância na história da escravidão, o dia de sua morte hoje é comemorado como o Dia da Consciência Negra.



Veja Também:
[BIOGRAFIA DE MAURÍCIO DE NASSAU- RESUMO]



GOSTOU DA MATÉRIA? INSCREVA SEU E-MAIL PARA RECEBER ATUALIZAÇÕES DE:
BIOGRAFIA DE ZUMBI DOS PALMARES- RESUMO


DicasComo®

PRINCIPAIS DÚVIDAS:
biografia de zumbi dos palmares- resumo, resumo da biografia de zumbi dos palmares, quem foi zumbi dos palmares

336x280 fim do texto

O que você achou dessa matéria? Comente!

DicasComo 2013®