Remédio Caseiro para Dor de Dente

Um remédio caseiro para dor de dente muitas vezes é a maior solução para os dias ou madrugadas que os dentes começam doer e tiram o sono, a fome e toda vontade do mundo de fazermos qualquer coisa.

Uma das piores dores que existem é a dor de dente, ela é aguda e incômoda, podendo ser causada por diversos fatores, como cáries, abscesso, dor no ouvido, lesão no maxilar, gengiva ou boca, sinusite, bruxismo, sensibilidade dental, danificações dos dentes, infecções dentárias, dores na cabeça, maxilar e pescoço, desgaste do esmalte, inflamações da gengiva, doenças como herpes simples e gengivo estomatite herpética.

Para fazer o diagnóstico nada como consultar um dentista, mas dependendo do momento isso pode ser difícil, caso você esteja no trabalho ou em casa de madrugada, entre outras situações. Então o que fazer para combater a dor de dente? Há várias formas caseiras que tem se mostrado eficazes, como, por exemplo, a macela, uma folha que tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, uma boa forma de utilizá-la é através de chás e fazer bochechos várias vezes ao dia, acrescentando própolis, assim intensificando sua ação.

Para fazer o chá basta ferver 2 colheres de folhas secas de macela, com 1 litro de água por 5 minutos, depois espere amornar e adicione 30 gostas de própolis, você pode utilizar o chá tanto tomando-o como fazendo bochecho.

Outro remédio caseiro usado para bochecho é a água morna com sal. O cravo da índia e as folhas de losna também ajudam, basta mascá-los, assim reduzirá o crescimento bacteriano bucal, controlando a inflamação e assim resultando na redução da dor.

 

Uma receita que também é eficaz é chá de fruto de eucalipto, para prepará-lo, basta ferver alguns frutos do eucalipto (dois ou três), depois acrescentar uma colher de vinagre a meio copo da infusão e fazer bochecho com o chá ainda quente, mas não fervendo, de modo que de para suportar. É importante lembrar que este chá é somente para bochecho e não para tomar, pois o eucalipto é tóxico.



Outro remédio caseiro é a tintura do cravinho, para fazer basta colocar u ou mais cravinhos dentro de um frasco, depois acrescentar álcool etílico ou qualquer bebida alcoólica como cachaça, aguardente, rum, entre outras, cobrindo um ou dois centímetros acima do cravo. Então deve esperar no mínimo 12 horas, se quiser pode esperar mais, assim o efeito será maior. Após pronta basta aplicar duas gotas ou mais diretamente no dente dolorido.

 

A essência de baunilha também costuma aliviar a dor de dente, se colocada sobre ele, assim como dente de alho com sal. Colocar um pedaço de batata sobre o dente e deixar por 15 minutos também do resultado, assim como pressionar um saco de chá quente no dente dolorido. Mas saiba que mesmo aliviando a dor o problema não irá desaparecer, por isso é importante que quando possível consulte um dentista.



Leia também sobre outros remédios caseiros para situações de emergência:

336x280 fim do texto

O que você achou dessa matéria? Comente!

DicasComo 2013®