QUAIS SÃO OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR – ORDEM

O Sistema Solar é formado pelo Sol e por um grupo de corpos que são atraídos para ele através da gravidade, assim girando ao seu redor. Segundo cientistas o Sistema Solar pode ter se formado através de um colapso de uma nuvem molecuar gigante há cerca de 4,6 bilhões de anos atrás.


Entre esses corpos que orbitam ao redor do Sol, podemos encontrar oito planetas principais, Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, sendo que os quatro primeiros são considerados planetas telúricos ou sólidos, estes se encontram mais próximos ao Sol e são formados principalmente por metais e rochas. Já os outros quatro, são planetas maiores conhecidos como planetas gasosos, que se encontram mais distantes do Sol e concentram mais massa.


Mercúrio é o menor dos oito planetas, sendo também o que se encontra mais próximo ao Sol. Ele não possui nenhum satélite natural, sua superfície é composta por átomos trazidos pelo vento que vem da energia solar. O período de rotação do planeta é aproximadamente 59 dias terrestres, já para dar uma volta completa em torno do Sol ele leva aproximadamente 88 dias.


Vênus é o segundo planeta mais próximo do Sol, sua atmosfera é 90 vezes mais densa que da Terra. Também não possui satélites naturais como Mercúrio e devido à grande quantidade de gases de efeito estufa em sua atmosfera, apresenta temperaturas muito altas, podendo chegar a 480°C, sendo o planeta mais quente do Sistema Solar.

A Terra é um planeta único que tem condições únicas dentre os planetas do Sistema Solar, como grande quantidade de água, apresenta placas tectônicas e um forte campo magnético, além disso, sua atmosfera interage com os seres vivos. É o único planeta que se tem conhecimento que possua vida, na forma como a reconhecemos.


Marte tem como característica principal sua coloração avermelhada, sendo conhecido como o planeta vermelho. Ele demora cerca de 687 dias para dar uma volta completa ao redor do Sol. Ele possui dois pequenos satélites que giram ao seu redor.

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, sendo maior que a Terra 1.300 vezes, contém 63 satélites e um fino anel. Ele demora cerca de 12 anos terrestres para dar sua volta completa ao redor do Sol.


Saturno tem como característica principal seus grandes anéis que o circundam, até o ano de 1977 acreditavam que ele fosse o único planeta a ser rodeado por um sistema de anéis. É o segundo maior planeta do sistema solar. Em sua composição há elementos leves como hidrogênio e hélio.


Urano se encontra a 2.871 milhões Km do Sol, demorando cerca de 84 anos para dar uma volta completa ao redor dele. Ele é 14,5 vezes maior que a Terra, possui uma coloração verde-azulada por causa da grande concentração de gás metano em sua atmosfera, o qual absorve a luz do Sol, fazendo com que o composto se condense a altas altitudes, formando uma camada de nuvens.


Netuno é o planeta mais distante do Sol, sendo que para dar uma volta completa ao redor do astro necessita de 165 anos. Ele foi descoberto em 1846 e desde então ainda não foi descrita uma volta completa ao redor do Sol. Sua atmosfera é formada por hidrogênio, hélio e pequena porcentagem de metano. Como absorve a luz vermelha do sol, sua cor é um misto de azul e vermelho.


Além dos planetas principais também há cinco planetas anões que compõem o Sistema Solar, entre eles Plutão, Ceres, Éris, Makemake e Haumea.
336x280 fim do texto

O que você achou dessa matéria? Comente!

DicasComo 2013®