ANIMAIS SELVAGENS E DOMÉSTICOS – DIFERENÇAS E EXEMPLOS

Os animais são seres vivos compostos por mais de uma célula, heterotróficos, ou seja, que não são capazes de produzir seu próprio alimento, diferente das plantas, e em sua maioria possui capacidade de locomover-se de um lugar para o outro, também possuem órgãos dos sentidos e sistema nervoso.


Há mais de um milhão de espécies de animais espalhadas por todo o planeta, sendo possível encontrá-los até nos lugares mais inóspitos da Terra. Naturalmente os animais são encontrados livres na natureza, onde convivem em equilíbrio uns com os outros de acordo com seu habitat natural. Esses animais são considerados animais selvagens, pois nascem em um ecossistema natural como florestas, desertos, rios ou oceanos.


No Brasil podemos encontrar vários exemplos de animais selvagens como a onça-pintada, o lobo-guará,o jacaré, o mico-leão-dourado, o boto, o papagaio, a capivara, a anta, a sucuri, entre outros. Estes animais são nativos do nosso país, ou seja, eles nasceram aqui, mas não só no Brasil como em muitos outros lugares existem animais selvagens, como o leão, o lobo americano, o elefante, o gorila, o canguru, o urso pardo, entre muitos outros.


Além dos animais selvagens, também há os animais domésticos, que foram amansados pelo ser humano há muitos anos, e assim eles ficaram dependentes do homem, sendo utilizados para seus interesses. 

Entre esses animais o mais comum e querido pelo ser humano é o cachorro, um dos primeiros animais a ser domesticado. Em geral o cachorro serve de companhia para o homem, estando ao seu lado em todos os momentos e o seguindo como um amigo fiel, mas eles também podem desempenhar muitas outras funções como de salvamento no caso dos são bernardos que são treinados para encontrarem pessoas feridas, transporte como os huskies siberianos do Canadá e Pólo Norte, investigação policial, no caso dos pastores alemães que trabalham com a polícia, que ajudam no rastreamento de entorpecentes e os famosos cães-guia, geralmente da raça labrador que servem de olhos para pessoas cegas, verdadeiros guardiões de seus donos.


Os gatos também são animais domésticos que servem de companhia para seres humanos, mesmo eles não sendo tão afetuosos como os cães, existindo exceções, já houveram casos de gatos que se arriscaram pelos donos, salvando suas vidas. Os animais domésticos também desempenham outras funções como transporte, no caso de cavalos, e alimento como as galinhas, porcos e vacas.


Os animais domésticos não tem medo da presença do homem, pois já estão acostumados e gostam de receber carinho de seus donos. Mas caso se sintam ameaçados sua reação é atacar quem os está agredindo, como uma forma natural de defesa. Por outro lado os animais selvagens se sentem ameaçados com a aproximação do homem e tendem a se defender, podendo ser muito perigosos. 

Eles podem ser encontrados tanto na natureza, como em zoológicos, onde as pessoas podem vê-los de perto em seus recintos. Mas há alguns que são criados pelo ser humano, nesse caso eles devem ter nascido em cativeiro e sua adoção ser autorizada devidamente pelo IBAMA, caso contrário é crime.
336x280 fim do texto

O que você achou dessa matéria? Comente!

DicasComo 2013®